Escola Estadual Dunga Rodrigues
Plano de aula
Professora: Márcia Elizabeth Rudnik Lobato
Série:7º ano Ensino Fundamental Turma: B
Disciplina: Matemática
Data:26/08/10
Hora:16h00min ás 17h00min
Título:Equações
Competências: Resolver equações do 1º grau com uma incógnita,sem denominadores,utilizando regras.
Habilidades: Resolução de equações do 1º grau, mentalmente; relacionamento das linguagens em prosa e algébrica;aplicação dos
conceitos de álgebra e aritmética.
Recursos: Folhas A4, quadro,pincel.
Conteúdo Programático: Encontrar a solução de uma equação do 1º grau usando o processo aditivo ou multiplicativo.
Avaliação: A avaliação será feita através da participação nas atividades, as contibuições dadas, os procedimentos utilizados
para a resolução. Valorizando os procedimentos, mesmo que errem o resultado final.
Dados da aula: Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Operações com números inteiros( N.Z ); Noções de equaçõesde 1º grau; O professor deverá solicitar aos alunos que
representem situações problemas através de números, o sinal da operação de igual e o símbolo para representar
o número desconhecido. Em seguida escreverá no quadro as diferentes representações dos alunos e negociará um único
símbolo para a incógnita, de preferência X. Converse também a respeito de uma balança de dois pratos, como funciona, o
que acontece, caso ela esteja equilibrada, se você retirar ou colocar algo em apenas um dos pratos. O que é necessário
fazer para que ela continue em equilíbrio.
Estratégia e recursos da aula:
Apresentar imprensa a situação problema aos alunos e orientar a resolução.
Situação Problema:
Para dirigir-se ao trabalho o jovem Pedro precisa pegar dois ônibus,( um de ida e um de volta) . Ainda durante
a sua estada fora de casa consome um lanche de R$ 1,00 (um real), tendo um gasto total de R$ 5,00. Qual o
valor da passagem de ônibus.
O aluno deverá montar a equação que representa o problema:
Por meio da experimentação os alunos deverão concluir o valor de " x ".
A resposta obtida deverá ser validada retornando ao problema e observando se a mesma é a resolução do problema.
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